Não peça um panini.
Panini é plural de panino.
Un panino, due panini.
- Panini é o plural de panino, então você não come um panini, você come um panino ou diversos panini. Plural em italiano não é feito com “s” no final, muda a vogal final da palavra.
- Panino significa, literalmente, pequeno pão, mas é também sinônimo de sanduíche.
- Salsiccia não é salsicha, é linguiça. Salsicha em italiano é wurstel, diminutivo da palavra alemã Wurst, que quer dizer ensacado, recheado.
- Maccheroni, a palavra que deu origem ao nosso “macarrão“, é um tipo de massa que parece um pouco o penne, mas é mais longo e sem as estrias. Não é das massas mais populares na Itália.
- Massa na Itália chama-se pasta e pode ser asciutta (como aquelas que se compra no supermercado) ou fresca. Normalmente a fresca não se compra, se faz em casa.
- Não existe espaguete a bolonhesa. A massa ideal para o molho bolonhesa, que na Itália é conhecido como ragu, é massa fresca como o fettuccini ou o pappardelle. Se você encontrar espaguete a bolonhesa em um restaurante na Itália fuja, é um restaurante só para turistas.
- Também não existe filé a parmigiana. Parmigiana é feita com berinjela, o filé a parmigiana é uma invenção de imigrantes italianos, provavelmente inventado na Austrália ou nos Estados Unidos.
- A Bistecca alla Fiorentina não é um bife, é uma bisteca. Bife é um pedaço de carne fina e geralmente no ponto, tudo que a bisteca à fiorentina, grossa pelo menos 2 dedos e extremamente mal passada, não pode ser.
- Arroz não é acompanhamento, é primeiro prato. E provavelmente você nunca vai encontrar arroz branco em um cardápio na Itália, vai encontrar um risoto ou salada de arroz como primeiro prato. Feijão então? Nem pensar… Feijão é “contorno”, acompanhamento, e geralmente é feijão branco.
- Primeiro o carboidrato, depois a proteína. Um “primo piatto” pode ser uma massa, risoto ou salada de arroz, por exemplo. O “secondo piatto” vai ser um peixe, carne, frango ou um vegetal como berinjela a parmigiana. O “secondo” geralmente é servido com um “contorno” que pode ser um vegetal cozido ou uma salada. Não tente inverter essa ordem, ninguém vai te servir primeiro uma carne e depois uma massa ou tudo junto. Os italianos são muito rígidos com isso.