Em Florença há pizzas excelentes, apesar da pizza ser um prato tradicional de Nápoles e não daqui. Aliás, a oferta e qualidade só vem aumentando nos últimos anos, então resolvi fazer uma lista dos melhores lugares onde comer pizza em Florença.

Existem diversos tipos diferentes de pizza na Itália, desde a tradicional napolitana, com massa grossa e macia nas bordas, que vai ficando fininha no centro, à romanacrocante – e a ligure, com massa sempre alta e macia.

Meu tipo preferido é a napolitana, então já sabe, todas as dicas que vou dar aqui são sobre esse tipo de pizza.

O importante em qualquer pizza é sempre que os ingredientes sejam frescos e de qualidade, não só do recheio, mas da massa em si, porque sim, a massa tem que ter sabor. Sobre o recheio, os italianos dizem, e eu concordo, que não pode levar mais do que 4 ou 5 ingredientes, senão não se sente o gosto de nada.

Então chega de papo e vamos às minhas “pizzerie” preferidas de Florença, sem ordem de preferência.

Pizza “Napoli”, a minha preferida com molho de tomate, mozzarella, alici e alcaparras

Pizza’Agnolo

Via dell’Agnolo, 105/107R – Florença – Itália – Fone: +39 055 248 0200

Fica pertinho da região de Santa Croce, uma região bem badalada da cidade. Fazia parte de uma pequena rede de pizzarias com 7 unidades, que apostam em alta qualidade, poucos ingredientes – todos de boa procedência – e forno à lenha, a Pizzaman. Saiu da franquia recentemente mas manteve a alta qualidade.

Além das opções tradicionais e gourmet do cardápio há também as pizzas do dia, com ingredientes diferentões e de estação, como trufas, vegetais da época e cogumelos porcini, por exemplo. Minha pizza preferida de lá, que é a da foto que ilustra esse post, é a Napoli, que leva molho de tomate, mozzarella, anchovas, alcaparras e manjericão. Salgadinha e deliciosa. As pizzas individuais e duvido que você não vai comer uma inteira.

Para acompanhar peça uma das cervejas artesanais do cardápio, porque na Itália não se bebe vinho com pizza, se bebe cerveja. Não deixe de provar o Panuozzo, um sanduíche de massa de pizza recheado de rúcola, tomate, mozzarella e burrata, coberto de um pouco de queijo parmesão e azeite na saída.

A’Puteca

Via Gioberti 170 – Florença – Itália – Fone: +39 055 202 5712

Pizza “Quarto di Luna” da A’Puteca

Pizzeria e restaurante na área da Via Gioberti, uma região da cidade conhecida como “Le Cento Botteghe” (“as cem lojas”) a poucos minutos a pé da região de Santa Croce no centro histórico, o forno à lenha aqui é comandado por Carmine, pizzaiolo experiente que já trabalhou em outras conhecidas pizzerias da cidade, como Il Pizzaiuolo e Vicolo del Carmine. As pizzas são feitas com a massa típica napolitana, fermentada por muitas horas, e ingredientes de primeira qualidade.

A minha preferida é a “Quarto di Luna”, uma pizza dobrada como um semi-calzone que leva provola, alici, azeitonas pretas, tomatinhos, parmesão e redução de balsâmico.

Já deu pra perceber que eu gosto de alici, né?

Il Vecchio e il Mare

Via Vincenzo Gioberti, 61N – Florença – Itália – Fone: +39 055 669 575

Essa renomada pizzeria na zona da Via Gioberti, é conhecida por ganhar frequentemente prêmios e se classificar não só como uma das melhores de Florença, mas também como uma das melhores da Itália.

Situada em um simpático pátio no interior de um pequeno centro comercial na Via Gioberti, aqui também é obrigatório reservar.

Além das excelentes pizzas o menu conta com massas é ótimos pratos de peixe.

Le Follie di Romualdo

Vi San Niccolò 39/R – Florença – Itália – Fone: +39 055 493 1923

Nem tente ir sem ter feito reserva, a casa é reconhecida por muitas respeitáveis publicações culinárias italianas não só como a melhor pizza de Florença, mas uma das melhores pizzas da Itália. Tanto que eles contam com um segundo endereço, no jardim do luxuoso hotel 5 estrelas Four Seasons de Florença.

Desnecessário dizer que a massa é napolitana, assada no forno a lenha e com ingredientes de primeira qualidade. Preços um pouco acima da média também, mas nada exorbitante. Durante o verão eles costumam ter uma unidade ao ar livre às margens do Rio Arno na “La Toraia”, com menos opções mas em um ambiente descontraído e delicioso.

Il Pizzaiuolo

Via de’Macci 113/r – Florença – Itália – Fone: +39 055 241171

A pequena Il Pizzaiuolo, na região de Sant’Ambrogio, no centro histórico de Florença, foi a primeira pizzeria napolitana de Florença, e segundo muita gente continua sendo a melhor. Tanto que é impossível conseguir uma mesa sem reservar. Por ser muito movimentada o serviço é meio mau-humorado, e frequentemente você mal chegou já tem que fazer o pedido, pra liberar rápido a mesa.

A casa aposta no forno à lenha e em uma variedade um pouco maior de recheios, sempre com ingredientes de qualidade e procedência garantidas. Além de pizzeria, Il Pizzaiuolo é também uma Osteria com especialidades típicas napolitanas. Tá bom, estamos em Florença, não em Nápoles, mas se você não tiver a oportunidade de ir ao Sul da Itália aqui é um bom lugar para entender as diferenças regionais dessas duas culinárias deliciosas.

Qual a melhor pizza deles? Bom…eu sempre peço a Napoli, em qualquer pizzeria, então é nela que eu aposto.

‘O Munaciello

Via Maffia 31/R – Florença – Itália – Fone: +39 055 287198

Essa pizzeria, perto da simpaticíssima Piazza Santo Spirito e um pouco escondida, é considerada entre as melhores de Florença até pelo guia Gambero Rosso (o guia de gastronomia mais importante da Itália). Aqui é impossível comer se não tiver reservado e a casa, como muitas outras na Itália, funciona em 2 turnos, o primeiro das 19:00 às 20:30 e o segundo das 20:30 às 22:00.

As pizzas são um pouco mais caras do que a média, mas a qualidade e o ambiente, decorado como um típico restaurante napolitano, fazem valer cada centavo.

A casa fez tanto sucesso que abriu uma filial em Miami e, em 2022, o pizzaiolo Carmine Candito que agora trabalha na filial americana levou o prêmio de melhor pizzaiolo do mundo em um concurso em Las Vegas.

Pizzium

Piazza del Carmine, 5 – Florença – Itália – Fone: +39 055 024 9776

Situada na Piazza del Carmine, região de Oltrarno (o outro lado do Rio Arno em relação à maior parte do Centro Histórico), essa pizzeria abriu no início de 2022 e já me conquistou. Faz parte de uma franquia com restaurantes em várias cidades da Itália, mas isso não depõe em nada contra a qualidade.

Além do salão interno há mesas cobertas ao ar livre, uma ótima opção para os dias da “bella stagione”. O menu de pizzas conta com as opções tradicionais e com pizzas dedicadas a vários estados da Itália com ingredientes de cada região.

Fiquei curioso com as opções de “panuozzo“, sanduíches feitos com massa de pizza, mas confesso que ainda não provei, fica pra próxima visita.

L’Antica Pizzeria Da Michele

Piazza del Mercato Centrale 22/r – Florença – Itália – Fone:+39 392 3506966

Confesso que relutei um pouco em colocar essa pizzeria na minha lista, mas devido à tradição e história de sua matriz, em Nápoles, não poderia deixar de escrever sobre ela.

Faz parte de uma nova franquia que está se espalhando pelo mundo, atualmente com restaurantes em Roma, Florença, Milão, Barcelona, Londres e Tóquio. A matriz de Nápoles, que faz a que é provavelmente a melhor pizza que já comi na vida, foi fundada em 1870 e é aquela pizzeria onde a Julia Roberts come em “Comer, Rezar e Amar”.

A filial de Florença deixa um pouco a desejar, o atendimento é confuso, demorado e espera-se horas por uma mesa, mas a qualidade da pizza faz valer à pena a espera.

Bom, essas são as pizzerias que frequento e recomendo em Florença, tenha sempre em mente que nos finais de semana algumas delas podem estar bem cheias e o serviço pode ser um pouco lento. Existe uma outra pizzeria que eu frequentava em Florença, até o dia em que fui enganado pela funcionária do caixa, que me cobrou uma conta absurda e se recusou a fazer uma nota fiscal – é a Pizzeria O’Vesuvio – e que recomendo que você evite como o diabo evita a cruz.

Bom apetite e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.